ROCK THIS BEACH RETORNA EM MAIO COM MÚSICA AUTORAL NA BRAVA

O litoral catarinense passa por um momento que infelizmente não é exclusividade na região em dias atuais, onde o espaço para apresentar uma obra autoral constantemente é preterido por tributos e covers de bandas nacionais e internacionais.
Que bom que existem exceções.
E uma delas é a Rock This Beach, festival independente que acontece na Praia Brava, em Itajaí, e que chega em sua sétima edição no dia 12 de maio. Com Yellow Box, Ninguém Sabe e Helvéticos em cartaz, o evento repete o line-up da primeira festa e traz de volta algumas lembranças, que vamos reviver neste texto.

Infelizmente só temos registro em vídeos da quarta e da quinta edição, mas vamos relembrar todos os artistas que passaram pelo palco da festa, quase sempre com um repertório 100% autoral. Organizada por Bruce Marques (guitarra e voz) da Yellow Box e Gabriel Oliveira do Soul Beach, a segunda RTB teve Gunabera e Vlad V, uma das mais antigas bandas de Santa Catarina ainda em atividade.
Em agosto de 2014, a festa trouxe The Headcutters e Ou3tórya, ambas de Itajaí. E a quarta edição aconteceu em dezembro, a única em que a Yellow Box não participou. Quem tocou na data foram os paulistas do Centro da Terra, os Helvéticos de Bombinhas (SC) e a mística Psy War, uma das únicas a nortear seu show com releituras.
A apresentação dos Helvéticos naquele dia foi, no mínimo, histórica. O grupo que se consolidou como trio se apresentou na oportunidade com cinco integrantes, adicionando mais uma guitarra além da presença já conhecida do tecladista Eliezer Fagundes. Confira um pouquinho do que rolou no vídeo abaixo, tanto com os Helvéticos, como com a Psy War.


As duas últimas edições aconteceram em 2015. Na quinta festa, as convidadas foram Scarlett e Lenzi Brothers, com mais trechos logo abaixo em vídeo. No show da anfitriã Yellow Box, eles tocaram “Longa Jornada” da parceira Ou3tórya e receberam o vocalista Daniel Ventura para uma participação que não estava programada. Na sexta edição, marcada para julho, quem tocou com a YB foi novamente a Vlad V e a Caledonia Fuzz, de Mariscal (SC).


O endereço da festa nunca mudou. Todas as edições aconteceram no Soul Beach, parceiro do projeto, que está novamente regido pela equipe que colocou a casa definitivamente no circuito dos melhores shows da região nos últimos tempos. E um dos poucos a não criar resistência aos que querem apresentar suas músicas próprias.
Anote na agenda e não perca esse evento por nada.
A Rock This Beach 7 está marcada para 12 de maio a partir das 22h no Soul Beach da Praia Brava, que fica no Canto da Lagoa. No palco: Yellow Box, Ninguém Sabe e Helvéticos. Todas com discos já lançados, mas com músicas inéditas ainda não gravadas em seus repertórios.

Compareça e prestigie.

Por Dane Souza.